A bolsa feita com suéter dará nova utilidade aquela blusa que está guardada no armário saberá Deus há quanto tempo… É uma ótima opção para fazer um acessório para si mesma, ou para presentear alguém.
Este é um dos artesanatos mais práticos que se pode aprender. E para compô-lo, basta um suéter, linha, agulha e menos de meia hora do seu tempo.
Materiais:
Suéter
Tesoura
Linha
Agulha
Passo-a-passo:
Pegue uma bolsa que já tenha para medir o tamanho desejado. Faça o corte a partir da parte de baixo, ou seja, as nervuras do suéter serão não só a “boca” da bolsa, mas também a parte decorativa.
Num corte só, retire tanto a parte da frente, quanto a parte de trás, assim vai garantir que o tamanho das duas partes sejam exatamente iguais.
Coloque os dois lados um contra o outro pelo lado do avesso, e costure os lados e o fundo da bolsa, mas tenha o cuidado de não costurar o topo, deixe uma boa margem pois mais à frente, vai virar a parte das nervuras para fora.
Vire a peça costurada para o lado direito. Agora sim, costure a parte de cima. Em seguida, corte duas fendas horizontais em cada lateral, cerca de 2 centímetros abaixo da extremidade, para inserir as alças.
Na sequência, retire duas tiras de 20 centímetros do suéter, para fazer as alças. Costure de maneira a ter cada alça com 2,5 centímetros de largura. Se preferir, todavia, poderá substituir por alças de couro, que poderá comprar numa loja de artesanato.
Mas para fazer as alças a partir do suéter, costure pelo lado avesso, e depois desvire. Costure-as nas fendas que deixou anteriormente. Vire a parte da nevura para baixo, e estará pronto.
Para deixar a bolsa ainda mais costumizada, pregue botões em padrões disformes no lado que fica à vista.
Para fazer o fecho da bolsa há duas opções. Ou faz fendas ao longo da boca da bolsa, e costura uma nova alça para entrelaçar, sendo essa tira longa o suficiente para amarrar com uma laçada. Ou faça 3 ou 4 fendas somente num dos lados, e pregue botões no lado oposto, podendo assim, fechá-la.